Emprestar maquiagem pode oferecer riscos à saúde
Você tem o hábito de compartilhar ou emprestar maquiagem a suas amigas? Então, esse texto é para você! Poucas pessoas sabem, mas é muito importante cortar esse hábito. Por que? Os riscos de contaminação e comprometimento da saúde aumentam consideravelmente quando você faz este tipo de coisa. Entre os problemas mais comuns, estão aqueles que afetam principalmente a pele e os olhos.
Doenças transmitidas ao empresarmaquiagem
Um ato inofensivo, como compartilhar um batom, lápis ou rímel, pode oferecer sérios riscos à saúde. As doenças infecciosas são transmitidas, principalmente, quando há algum tipo de lesão na pele. Fique atenta: os principais vilões neste cenário são as esponjas e pincéis.
Foliculite
A foliculite é uma das doenças que podem facilmente ser transmitidas através do compartilhamento de maquiagens. Ela é causada por uma bactéria e se apresenta através de erupções cutâneas, muito parecidas com as acnes. Qual a forma de transmissão? Quando uma mulher com foliculite passar a base no rosto e logo após emprestar a esponja para sua amiga, ela pode transmitir a doença.
Conjuntivite
Outra doença muito comum que é transmitida ao emprestar maquiagem, é a conjuntivite,que é uma inflamação da membrana mucosa dos olhos (conjuntiva).
Os sintomas apresentados são: olhos vermelhos, pálpebras inchadas, coceiras e secreções. Se a mulher usar o lápis de olho, sombra ou delineador e logo após emprestá-los, é possível que ela transmita a infecção viral.
Entre as doenças que podem ser transmitidas, temos também a herpes, uma doença infecciosa que se apresenta através de lesões que se formam nos lábios. As mulheres que dividem o mesmo batom, podem sofrer com a aparição desta doença.
A contaminação de qualquer doença pelo compartilhamento de maquiagem, não se dá instantaneamente. É possível que a mulher se maquie no salão de beleza, fique linda a noite toda, e só no dia seguinte perceba que está com um inchaço no olho.
Formas de evitar a contaminação
1 – Armazene seus produtos em um ambiente limpo.
2 – Não guarde sua maquiagem com itens que tornam a contaminação mais fácil, como dinheiro e documentos.
3 – Na hora de se maquiar, evite as esponjas, pois elas acumulam bactérias. Opte pelos pincéis.
4 – Para evitar que seus pincéis sejam contaminados, lave-os a cada 15 dias. Utilize shampoo neutro e não deixe que a água escorra para dentro das cerdas. Deixe que os itens sequem na horizontal.
5 – Se você vai se maquiar no salão e não confia nos produtos que serão utilizados, leve ospincéis ou até mesmo suas próprias maquiagens.
Comentários
Postar um comentário